Turismo Histórico: Igreja Nossa Senhora da Luz
A construção da Igreja Nossa Senhora da Luz, no centro da vila, teve início em 1628. Sua função seria substituir uma antiga capela, que estava desabando. A construção em estilo barroco só foi totalmente concluída em 1845 e traz como padroeira a Santa que deu origem ao seu nome.

A devoção a Nossa Senhora da Luz teve início em Portugal. Conta a lenda que Pêro Martins, um humilde homem nascido e criado na cidade de Carnide, próximo à Lisboa, se encontrava preso na África em 1463, época em que Portugal realizava incursões marítimas em busca do domínio de terras nesse continente. Sem esperanças com seu destino, o homem recorria a orações a Nossa Senhora, que passou a aparecer em seus sonhos, através dos quais lhe teria dito que ele acharia sua luz e imagem quando voltasse a sua cidade natal
De volta a Portugal, Pêro Martins contou a Inês Anes, sua esposa, e Lopo Simão, seu primo, sobre esses sonhos. Na época, relatos de moradores de Carnide davam conta da existência de clarões ou luzes próximos a uma antiga fonte de mergulho, no meio de um matagal espesso. Ao chegar ao local, os três roçaram o mato, revolveram as pedras e lá encontraram, sob uma laje de mármore, a imagem de Nossa Senhora. Ali foi erguido um altar, junto à Fonte do Machado, e iniciou-se a devoção de Nossa Senhora da Luz.

Infelizmente a história da Igreja de Morro de São Paulo conta com vários episódios de depredação e roubos – praticamente todo os bens históricos foram levados, inclusive peças em ouro e prata e imagens sacras, algumas delas do século XVII.
Desde 2004, a construção vem sendo restaurada e mantida com o dinheiro doado pela população local e pelos turistas. Ela continua a ser usada para a celebração de missas. A Igreja possui o chão marcado pela presença de lápides, pois na época de sua construção acreditava-se que sendo sepultado dentro do prédio se estaria mais próximo de Deus. A lápide mais antiga é datada de 1869.

Dentro da Igreja Nossa Senhora da Luz encontram-se também alguns painéis que contam a história do Morro de São Paulo, destacando fatos importantes como as primeiras ocupações por parte dos Portugueses, a visita de Dom Pedro II, a construção dos monumentos e a participação da Segunda Guerra Mundial. A visita à igreja é parte do roteiro obrigatório para os amantes de História que visitam Morro de São Paulo.

Curta nosso Facebook
Siga nosso Instagram
Ouça nossa Playlist